segunda-feira, janeiro 07, 2008


Palacio Nacional da Ajuda

É do Palácio da Ajuda que o Príncipe D.João escreve aos seus súbditos antes de partir para o Brasil. Embora as Invasões não tenham sido o directo responsável - uma vez que os registos indicam que o enviado de Napoleão Bonaparte, o General Junot, deu ordem para que as obras no palácio não parassem - a construção simultânea de um Paço Real no Brasil, o Paço de São Cristóvão, e restantes obras importantes na colonia acabaram por desequilibrar os investimentos no Reino a favor do Brasil.

O Museu do Palácio Nacional da Ajuda ocupa as Alas Nascente e Sul do Palácio Nacional da Ajuda.

A construção do presente edifício do Palácio da Ajuda, iniciou-se em 1802 com a introdução da estética neo-clássica, e as novas concepções dos arquitectos, Francisco Xavier Fabri e José da Costa e Silva. O Palácio Nacional da Ajuda foi habitado de forma descontinuada, até que D. Luís ID. Maria Pia de Sabóia, a requalificação estética de todo o Paço. Foi contratado Joaquim Possidónio Narciso da Silva, que projectou novos espaços exóticos e outros mais funcionais. Após a implantação da República, o Palácio foi encerrado. E parcialmente transformado em Museu em 1968. lá se instalou definitivamente. Deve-se à sua mulher,

As colecções de artes decorativas, datadas do Século XV ao Século XX, provêm do antigo acervo dos Paços Reais da Ajuda. Os objectos decorativos e utilitários existentes, recriam ambientes oitocentistas, pelas cerca de 32 salas do Museu.

São exemplos, no Andar Nobre(primeiro andar), o enorme Salão de Banquetes apresenta candelabros de cristal, cadeiras forradas a seda e uma alegoria ao nascimento de D. João VI nos frescos do tecto, um conjunto realmente impressionante. Na outra extremidade do palácio, o estúdio neogótico de D. Luís I é decorado com mobílias refinadamente esculpidas. São ainda particularmente imponentes as Salas do Trono, dos Embaixadores e de D.João IV, que são ainda utilizadas pela Presidência da República para recepções e cerimónias de estado, nomeadamente a posse dos Governos Constitucionais. As luxuosas salas estão decoradas com papel de seda, porcelanas de Sèvres e candelabros de cristal. Um dos exemplos do luxo real é a extraordinária Sala Saxe, um presente do rei da Saxónia a Maria Pia, em que todas as peças de mobiliário estão decoradas com porcelanas de Meissen. No piso térreo conservam-se ainda intactos os aposentos de D.Maria Pia e outras divisões privados da Família Real.

Hoje em dia o palácio ainda e' usado para festas da presidência de republica portuguesa!

Por exemplo amanha dia 08 de Janeiro haverá um jantar do Presidente de boas vindas ao ano novo! Ele só esqueceu foi de me convidar!!!

No vão de entrada do palácio existem va'rias esta'tuas em mármore com
cada uma das virtudes!
Claro que tive que tirar retrato com cada
uma das estatuas...


















As virtudes...


Sala do trono

vista de uma das janelas

jardim de inverno

O palácio tem cada sala linda, mas a burrinha aqui só se deu
conta tirar fotos no final...
os quartos dos reis então eram divinos!

Nenhum comentário: